Gestantes

A saúde bucal da gestante é uma de nossas preocupações.

O objetivo do pré-natal odontológico é a prevenção, e não o tratamento odontológico curativo da futura mamãe, pois qualquer intervenção no período da gravidez não é recomendada, a menos que através de indicação médica do ginecologista/obstetra da gestante.

A prevenção nesta fase inclui basicamente as visitas periódicas para sessões preventivas, onde é feita a profilaxia profissional e orientações de higiene. Neste período, devido às alterações hormonais, o intervalo entre uma sessão preventiva e outra deve ser, para a maioria das pacientes, a cada três ou quatro meses, para a manutenção de uma escovação eficiente, com uso de fio dental e higienização da língua para prevenção de inflamações gengivais.

Vale lembrar que doenças gengivais podem ser transmitidas ao bebê. Além disso, diversas pesquisas relacionam a ocorrência de parto prematuro e nascimento de bebês de baixo peso à presença da inflamação gengival, sendo este problema perfeitamente evitável através da manutenção de boas condições de saúde bucal. A gestação é um período cheio de motivos para sorrir. E para cuidar do sorriso também.

Compartilhar